quinta-feira, outubro 05, 2006

retratos...


Sempre achei piada aos que se encostavam, no momento exacto, para ficarem bem numa fotografia qualquer, em que o objecto principal fosse alguém importante.
Sempre achei piada aos que, querendo agradar a alguém por quem nutriam grande admiração e subserviência, ofereciam a sua casa para os encontros semanais de xadrez – tipo Durão Barroso, aquando do encontro das Lajes. Sempre achei piada aos que se encostavam a pessoas influentes para conseguirem aquilo que, pelos seus próprios meios, nunca iriam atingir. Quais parasitas que se colam a um animal mais robusto para sacarem alimento.
Sempre achei piada aos que, com medo de serem julgados ou de perder um estatuto que julgavam ter, calam a sua voz e se deixam manipular por outros, supostamente mais fortes.

Lembro-me também de detestar os putos que levavam prendas para a professora da escola primária com o objectivo de a fazer esquecer o não satisfaz do último teste de Língua Portuguesa.
Lembro-me de detestar aqueles companheiros que deixavam os amigos das brincadeiras habituais sozinhos, só porque um outro miúdo trazia para o recreio uma nova consola de jogos.
Lembro-me de detestar aqueles que, depois de terem sido cúmplices numa pequena asneira, denunciavam os companheiros e testemunhavam contra eles.
Hoje, mais crescidos, todas estas personagens têm os mesmos comportamentos… Mas ao contrário de ontem, hoje eles não são espontâneos nem inocentes. São antes premeditados e fortemente nocivos para quem os sofrer na pele.

5 Comentários:

Às 10/05/2006 04:39:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Achei piada à sequência de posts. Comecei pelo de cima, e acabei neste. De facto, são curiosos estes amigos de ocasião. Falas do Allende, e lembramo-nos logo do amigo fidel e dos dinheiros dos amigos russos que o levaram ao poder.

Muito bem escolhida a ordem dos posts

 
Às 10/05/2006 05:21:00 da manhã , Blogger ricardomorgado99 disse...

Deve ter sido frustrante não ter conseguido fazer o mesmo com Cuba, acredito.. Mas a verdade é que a ajuda russa só apareceu depois de os EUA terem fechado as suas portas ao açucar - principal fonte de riqueza do país - cubano como forma de retaliaçao para nacionalização de algumas empresas e da tentativa de invasão de 61.
E qd isso aconteceu Fidel já era o líder cubano há alguns anos.

PS: este post nao pretendia ser político.

 
Às 10/05/2006 06:30:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Não questiono aqui a moralidade/justiça de um golpe militar sobre outro golpe militar, resultantes, tanto um como outro, em regimes ditatoriais.

No entanto, o teu post tem algumas incorrecções. Se quiseres argumentar que não existem provas de que a URSS colocou o Fidel no poder, tem algum fundo de verdade. No entanto, Fidel tomou o poder a 8 de Janeiro de 1959. Já nesse ano, em Julho, el comandante enviou o chefe dos serviços secretos, Valdés, para a cidade do mexico, com o objectivo de estabelecer contactos com o KGB. 9 meses depois, CUba assinava um acordo de importaçaõ de petróleo com a russia. A partir daí, foram vários os pactos de ajuda militar e financeira assinados entre os dois paises. E isto tudo antes de Eisenhower cortar as relações com cuba a 1 de janeiro de 1961.

"os EUA terem fechado as suas portas ao açucar - principal fonte de riqueza do país - cubano como forma de retaliaçao para nacionalização de algumas empresas e da tentativa de invasão de 61."

A ideia é correcta, a ordem é que está errada. Os EUA reduziram a importaçao de açucar em 7 milhoes de toneladas em 1960. Uma opção legitima, a importação ainda nao e obrigatoria. Em resposta, Fidel nacionalizou (roubou, visto que nao indemenizou os donos das fabricas que investiram os bens no pais, criando emprego e riqueza)bens privados americanos (na forma de propriedades e empresas) no valor de $850 milhoes de dolares. É justo por eu deixar de comprar produtos numa loja, ela me roube o carro que tenho na rua? Com certeza que este valor compensaria (mesmo nao havendo necessidade de tal) alguns anos de embargo (de realçar que esse embargo apenas foi aplicado pelos EUA, em 1961,e nao por todo o mundo. Os EUA, por muito que desagrade as criticas de alguns, nao sao o mundo)

"E qd isso aconteceu Fidel já era o líder cubano há alguns anos."

Se dois anos são alguns anos....

PS: isto nao e politica, e historia;)

 
Às 10/05/2006 05:05:00 da tarde , Blogger ricardomorgado99 disse...

Em 1959 Fidel e Che tomam o poder em Cuba, obrigando o ditador Fulgêncio Baptista a partir para o exílio. Nessa altura, Cuba estava transformada num paraíso de máfias e subjugada aos interesses norte-americanos. Chegados ao poder tomaram uma série de medidas das quais me permito destacar a reforma agrária, a distribuição de terra a 200 mil famílias, a redução do preço das rendas, dos livros escolares e da electricidade e a nacionalização das indústrias.
Esta última medida leva os norte-americanos decretam o embargo ao açúcar cubano, embargo que se estendeu a todos os produtos cubanos e se prolongou até aos nossos dias, apesar de ter sido condenado peças Nações Unidas desde o primeiro momento. Sendo o açúcar uma das maiores fontes de rendimento do país, Fidel decide estabelecer acordos comerciais com países do bloco comunista, passando a vender-lhes em exclusivo o açúcar.
Em 1961, e perante todos estes acontecimentos, os EUA decidem cortar relações diplomáticas com Havana. Ainda neste ano tem lugar a invasão da baía dos porcos, no sul do país, que, como todos sabem, fracassou completamente.
Um ano mais tarde, os líderes americanos, sedentos de argumentos que legitimassem uma a invasão tão desejada, descobrem que a URSS havia transferido para Cuba algum do seu poder nuclear. Este incidente acaba por levar os soviéticos a retirarem esse tipo de material bélico de Cuba, comprometendo-se Washington a não invadir a ilha.
Desde essa altura, sucederam-se as tentativas para eliminar fisicamente Fidel, nas quais se incluem a utilização de lapiseiras com tinta venenosa e charutos explosivos, e para criar um ambiente de instabilidade no país, como prova a contaminação da ilha com germens de febre suína africana, por parte da CIA, o que obrigou os cubanos a matar 500 mil porcos.
É verdade que, por força do endurecimento ideológico, da dependência da URSS e do seu fim brusco, e da ameaça sempre iminente de uma invasão norte-americana muitas das promessas de revolução ficaram por cumprir, nomeadamente a democracia representativa e participativa e a melhoria do bem estar económico e social para toda a população. Mesmo assim, são conhecidos os êxitos das políticas educativas e de saúde, que servem de exemplo para muitos países do primeiro mundo. Além disso, Cuba sempre deu nota de uma grande solidariedade internacional, como prova a presença de médicos cubanos em vários países do terceiro mundo.
Não quero com isto dizer que seja um grande adepto do regime de Castro, pois acabou por se transformar numa ditadura de partido único, que persegue os seus opositores e controla toda a imprensa. No entanto devo dizer que olho para a revolução cubana com admiração, mas acredito que o assassínio de Che acabou por corromper de certa forma os ideais que lhe serviram de base.
Não pretendo com este comentário ser falacioso, como se diz por outras paragens, mas antes manter um diálogo que pode ser interessante e proveitoso.

P.S: vamos procurar um entendimento: O post não pretendia ser histórico-político;)

 
Às 10/06/2006 02:34:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"Em 1959 Fidel e Che tomam o poder em Cuba, obrigando o ditador Fulgêncio Baptista a partir para o exílio. Nessa altura, Cuba estava transformada num paraíso de máfias e subjugada aos interesses norte-americanos."

Muito bem! Concordo. Farto de ditadores anda o mundo. Tanto de direita como de esquerda!

"a distribuição de terra a 200 mil famílias"

Pergunto-me onde é que o governo/estado (há diferenças entre um e outro em cuba?) foi buscar essa terra....

"a redução do preço das rendas [...] da electricidade"

A electricidade e a manutençao das casas tem um valor. Se esse valor nao for pago, nao ha investimento. A redução de preços é apenas uma medida demagógica que funciona a curto prazo, mas que a longo prazo tem efeitos nefastos. Talvez seja por isso que isto (http://www.cubanet.org/CNews/y05/jul05/25e10.htm) acontece hoje em dia. Quanto as casas, basta uma pequena pesquisa na net para teres os resultados.

"nacionalização das indústrias"

Nem merece comentários

"Fidel decide estabelecer acordos comerciais com países do bloco comunista, passando a vender-lhes em exclusivo o açúcar."

Bem, tanta coisa, e afinal o açucar continuou a ser vendido.

"muitas das promessas de revolução ficaram por cumprir, nomeadamente a democracia representativa e participativa e a melhoria do bem estar económico e social para toda a população."

Sim, porque o fidel ficou no poder mais de 40 anos porque sempre acrditou na democracia representativa. Alguem devia avisar o senhor que a guerra fria ja acabou...

"Mesmo assim, são conhecidos os êxitos das políticas educativas "


Verdade. Aqui esta um belo exemplo: http://www.cidh.org/annualrep/2001port/capitulo4b.htm

os pontos dois e tres sao de leitura mais que obrigatoria.

"Não quero com isto dizer que seja um grande adepto do regime de Castro"

Bernardino Soares em portugal so ha um. Felizmente

"No entanto devo dizer que olho para a revolução cubana com admiração"

e para os resultados olho eu ainda com mais.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial