terça-feira, dezembro 12, 2006

A história não podia ter sido diferente?

Será que a história do Chile, dos últimos 30 anos, não poderia ter sido diferente, para melhor? O que é que o Chile ganhou com um carniceiro sanguinário à frente do país durante quase 30 anos? Como é possível haver gente que louva Pinochet. E andará o neoliberalismo tao agarrado às ditaduras e ao desrespeito pelos direitos humanos? Afinal Pinochet recebeu o aval de Milton Friedman, que lhe recomendou, em Março de 1975, a venda das empresas nacionais e a redução das despesas públicas, como forma de vencer a inflação. A receita foi de choque e arrastou o congelamento de salários, o desemprego e a pobreza.
Se olho para este regime do passado com revolta, olho incrédulo para a reacção britânica à morte do ditador:
Margaret Thatcher: "Estou profundamente triste"
Margaret Beckett, ministra dos Negócios Estrangeiros de Blair:"Damos conta da morte do general Pinochet e queremos prestar tributo ao destacado progresso que o Chile alcançou nos últimos 15 anos como uma democracia aberta, estável e próspera."

Se nao fosse de tao mau gosto e tao perigoso, chegava a ser cómico.

1 Comentários:

Às 12/12/2006 06:22:00 da manhã , Blogger carolinamelo_k disse...

É que o homem nem esperto era! Ou o que é que ele queria que se pensasse com as pessoas a cair do céu (que é como quem diz, a serem atiradas de helicópteros).
Dói-me não acreditar na justiça depois da morte. Maldito!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial